top of page

  Sabia Que:

 

 Quando estamos em stress, porque temos uma reunião importante ou porque vamos fazer um exame ou então, porque ainda não conseguimos ir comprar o presente para a nossa filha que faz anos, a última coisa que queremos ouvir é que temos de ter uma alimentação saudável. Ninguém tem tempo para saltear brócolos ou cozinhar uma bela posta de salmão, no meio de tanto alvoroço e tão pouco tempo para resolver tudo. No entanto, é importante saber que existem certos alimentos que fazem com que andemos menos tensos e stressados. O site norte-americano Health.com fez uma lista desses mesmos alimentos. Aqui estão alguns: Verduras: vegetais, de folha verde, como os brócolos possuem folatos, que produzem dopamina, um químico cerebral que nos faz sentir prazer e ajuda a mantermo-nos calmos”, explica Heather Mangieri, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. Um estudo realizado em 2012 descobriu que aqueles que ingeriam mais alimentos ricos em folatos tinham um menor risco de desenvolver uma depressão. Uma outra investigação publicada em 2013 mostra que os estudantes universitários tendem a sentir-se mais felizes, enérgicos e calmos se comerem frutas e vegetais;

 

  Chocolate Negro:

 

Existe um estudo que mostra que o chocolate negro ajuda a reduzir a actividade das hormonas ligadas ao stress, incluindo o cortisol”, explica Cynthia Sass, editora do site Health.com. “Para além disso, os antioxidantes do cacau fazem com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem, diminuindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Por fim, o chocolate negro contém substâncias naturais que criam uma sensação de euforia semelhante à que é provocada pela paixão, afirma.

 

  Porque precisamos de folato?

 

O folato é necessário para a síntese, reparação e funcionamento do DNA e RNA, os suportes da vida. Esta vitamina é necessária para a produção e manutenção das novas células e é especialmente importante durante os períodos de crescimento rápido, como na infância e gravidez. Tanto os adultos como as crianças necessitam de folato para uma produção normal de glóbulos vermelhos e prevenir a anemia, uma deficiência ligeira de folato está associada a níveis elevados do aminoácido homocisteína no sangue, o que constitui um factor de risco para a doença cardíaca e trombose, Uma vez que o folato previne a danificação do DNA, existem algumas evidências de que este pode prevenir certos cancros, em particular o cancro do cólon.

                                           

 

bottom of page